terça-feira, 22 de junho de 2010

Pincéis...

Hola!!!!

Todo figureiro tem uma fixação por pincéis, não importa quantos tenha, nem se são os melhores, se encontrar um novo vai comprar.

Comigo não é diferente, e procuro sempre comprar e experimentar, tenho vários de diversas marcas, mesmo assim não estou satisfeito e quero mais alguns para a coleção.

Os melhores pincéis são feitos de pelo de marta kolinsky, uma "criaturinha" que vive no norte da Sibéria, da Mongólia e da Manchúria, seja isso lá onde for, e de seu rabo se estrai os melhores pelos para pintura com aquarela, que é o nosso caso.
Por ser um animal raro e viver num local de difícil acesso, seu pelo atinge altos preços, sendo que um kilo vale em torno de U$ 6.000,00!!!!
O pelo da marta kolinsky tem um grande poder de absorção e água e tinta, o que nos permite pintar sem ter que retornar a tinta a cada pincelada, além disso sua excelente elasticidade e durabilidade faz com que o pincel sempre retorne a sua forma original.
Reza a lenda que a Winsor & Newton possui uma criação de marta kolinsky, controlada por órgãos de proteção internacionais, para produção de seus fantásticos pincéis.
Existe também os de marta vermelha, que apesar de bons não se comparam aos feitos com pelos de sua "prima".

Como a tal da marta parece uma lenda hurbana, que ninguém nunca viu(como o chester e o bacalhau), vai uma foto que garimpei que mostra as duas espécies, não sei se existem outras :

Na ordem, Vossa Excelência "Marta Kolinsky" e a plebéia marta vermelha.

Vamos as marcas:


1.Winsor & Newton, série 7: essa série foi desenvolvida em 1886 especialmente para a Rainha Victoria para pintura de aquarelas, feito de marta kolinsky, na minha opinião o melhor pincel. O site: http://www.winsornewton.com/products.aspx?PageID=325

2. Da Vinci, serie Maestro: outro pincel excelente, dizem que a durabilidade é menor que os da w&n, difere do anterior por ser um pincel bastante fino ,

3. Raphael: infelizmente não encontrei esses pincéis na viagem, muito embora tenha procurado exaustivamente, reza a lenda que são excelentes, estando no mesmo nível dos Davinci.


4. Tigre 309, Pictoria: pincel nacional de excelente qualidade, faz uma linha mais semelhante ao da w&n, ou seja, um pouco mais "gordinho" e com uma ponta excelente. http://www.pinceistigre.com.br/pinctore/

5. Escoda optimo: comprei os números 2 e 0 desse pincel, infelizmente não encontrei o 1, não me adaptei muito bem com ele, pois achei a base muito fina.http://www.escoda.es/

6. Rembrandt pure kolinsky: comprei esses pincéis para utilizar no curso do Maestro Palomares, também não me adaptei muito bem com eles, mas julgo que isso seja culpa de estar acostumado com o w&n e Davinci, apesar disso, achei um bom pincel e foi o que usei no curso, juntamente com os skoda.
http://www.talens.com/espanol/brands/rembrandt/default.asp?subID=9&mc=001&subsubID=21

O tamanho dos pincéis costuma variar muito de uma marca para outra, sendo que o número 2 da Davinci é quase do mesmo tamanho do 1 da w&n. Os tamanhos que costumo utilizar são o 2,1,0 e 00, sendo que o 00 que uso é da Tigre 309 que é um pincel de base larga, curto e com ótima ponta.

Abraços...

11 comentários:

  1. E aí Fabricio! Estou lendo, mesmo que tardiamente, todas as tuas postagens. Essa dos pincéis é ótima e já vou providenciar esses W&N. Já estou aguardando a chegada dos primeiros 5 sets de tintas da Andrea (e vou comprar os outros todos até o fim do ano), estou catando e comprando figuras por aí, inicialmente injetadas e a previsão é de em breve eu começar para valer. O grande culpado disso é você!

    Abraços!
    RodrigoBM

    ResponderExcluir
  2. Hola Rodrigo!!!!

    Se por acaso tu não encontrar os da W&N com um preço razoável, uma boa opção são os da tigre, série 309, que são de marta kolinsky, um número 1 e um 0 já são suficientes para começar.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Hola Fabricio!

    Estou bem interessado nesses W&N, mas devo comprar os da Tigre enquanto eu não acho esses primeiros. Os da Tigre devo encontrar na Koralle.

    Chegaram ontem meus primeiros 3 sets de cores da Andrea, o pele, o preto e o branco. Pelos meus cálculos os sets azul e field green chegam semana que vem. Estava demorando pois fiz uma barbeiragem na compra on line, quando me dei conta e acertei, levaram apenas duas semanas para chegarem desde o despacho da Historex até a entrega aqui na porta do serviço. E dei sorte, a compra foi mais de 50 Euros e passou batido na receita.

    No fim do mês vou pedir os sets verde, vermelho e amarelo. Mas precisarei de outras cores ainda. Já vi que para tons metálicos você prefere Citadel. Onde compras Citadel?

    Grande abraço!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Hola Rodrigo!!!

    As tintas da citadel são um problema para conseguir, pois a Citadel proibiu que as lojas vendam para consumidores de fora da sua região, assim lojas da Europa só podem vender para Europa.

    Com essa política eles pretendem fortalecer os fornecedores locais, porém acabamos sendo atingidos, assim como o pessoal da Austrália, Japão e outros países. As minhas tintas comprei antes dessa medida.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Hola Fabricio!

    Pensei em te ligar hoje, mas tenho receio de tomar teu tempo.

    Achei os pincéis da W&N em uma loja de Curitiba ontem, e fiz a compra de 3 deles o 0, 0 1, e tomei a liberdade de pedir tb um 00. Tudo certo, entregariam por sedex hoje. Mas recebo um mail deles de cancelamento do pedido, informando erro no estoque. A W&N não manda pro Brasil. Tenho amigos morando lá, acho que vou pedir pra um deles me enviar, na realidade ele me ofereceu.

    Quanto aos da Tigre, vi em SP mas em PoA não. Sabes se aqui alguma loja vende? Na Koralle sei que não.

    Sobre as tintas, acho que farei o mesmo dos pincéis, peço pra entregar na casa do meu amigo depois ele me manda.

    Abs!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Hola Rodrigo!!!

    Não te preocupa, pode me ligar tranquilo.
    Tu vais comprar direto do site da W&N?
    O preço é bom?
    Os da tigre que tenho comprei na Koralle,é uma péssima notícia eles não estarem mais vendendo os de marta kolinsky, parece que a cada dia tem menos opções nas lojas.

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Hola Fabricio!

    Falei hoje com o dono da Koralle e, papo vai, papo vem, ele quer que eu conheça uns pincéis de marta (ñ kolinsky) da Talens. Se parou uns e tal. Vou dar um pulo amanhã umas 10:00 ali. Ele insistiu muito em dizer que um Talens de Marta é melhor que um Tigre de marta kolinsky. Veremos, veremos...

    Sim os W&N acho que vou comprar direto na Inglaterra. Um amigo que mora em Londres ofereceu-se pra receber em casa, a mãe dele tá indo lá pra conhecer o netinho novo e trás com ela na volta. Disse pra ele hj cedo que havia achado "aqui" em Curitiba, mas logo depois a loja cancelou o pedido alegando erro de estoque.

    Abraços (já devo ser o maior chato, digo, comentarista do teu blog, né? heheheheh!

    ResponderExcluir
  8. É muito bom receber comentários e perguntas, não encomoda nada, muito pelo contrário.

    Também tenho esses de marta vermelha da Talens(Rembrandt), também tenho de klinsky deles, que comprei de fora. Pincel é muito questão de gosto pessoal e adaptação. Uns são mais flexíveis outros mais firmes, uns com mais pelo e outros mais delgados, cada um acaba tendo características próprias e prós e contras.

    No momento os que mais utilizo são os Davinci, da série Maestro, de marta kolinsky.

    Faz a experiência, eu gosto de testar tudo que encontrar, quero ver se compro uns pincéis da Raphael e Ysabei para testar.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Hola Fabricio!

    Comprei os pincéis da Talens, 00, 0 e 2 (a numeração deles não tem números ímpares) de Marta. Achei ruim o 2, a ponta dele na realidade. Mas o 0 e o 00 são legais, o 0 é o melhor.

    Mas vou comprar os da W&N, como você mesmo disse, nunca é demais mais um pincel!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Legal!!!!

    Leva eles na próxima reunião!!
    Eu vou levar um de cada marca que eu tenho para tu dar uma olhada.

    Pincel para mim é mais que necessidade, é objeto de desejo, sempre posso ter mais um!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  11. É issoae Fabricio!

    Ei, me diz uma coisa, tu não queres ir na GE em um dos sábados de reunião? Não preciso dizer que és muito bem vindo. Sempre ficamos muito honrados da tua presença.

    Levo os pincéis sim!

    :D

    ResponderExcluir