quarta-feira, 26 de maio de 2010

Metais...

Metais...

Para tentar ilustrar o que aprendi, e também para tentar organizar o assunto, decidi fazer um PAP utilizando essa excelente figura da Soldiers, esculpida por Adriano Larrucia, na minha opinião um dos melhores escultores do nosso hobby.

Costumo iniciar a figura sempre pelos metais(armaduras, cota de malha, elmo, etc...), pois se deixarmos para seguir a ordem normal, e pinta esses elementos ao final, qualquer escapada do pincél pode arruinar a figura. Isso já aconteceu comigo algumas vezes e as manchas de metal na pele ou uniforme são muitop difíceis de se tirar.

Algumas regras que o Maestro Palomares nos ensinou:

1. NUNCA exceder a diluição, pois se diluirmos demais tintas metálicas as partículas de pigmento metálico ficarão em suspensão, dando aquele indesejável efeito de pó.
2. Muito cuidado ao mesclar tintas metálicas com não metálicas, também em função da suspensão do pigmento, cuidando a diluição e quantidades de cada uma das tintas.
3. Envernizar somente as sombras, pois o efeito fica mais interessante e a visualização melhor. Essa dica se utiliza apenas se a área metálica ficar sem brilho.

O efeito de metal também pode ser obtido através da aplicação de veladuras ou da aplicação dos clear's da tamya ou dos ink's da andrea. Na figura que estou fazendo optei por essa técnica.

Iniciei a figura aplicando um primer com pincel, sendo que a parte interna da túnica recebeu um fundo com negro (70%)+uniforme ingles(30%):


Após apliquei o smoke da tamya bastante diluído na área da armadura. Achei bastante difícil controlar essa tinta/verniz, e o efeito ficou meio de caramelo. Como não gostei do efeito, com um pincel com alcóol foi possível remover o smoke. Decidi então utilizar o set de ink's da Andrea que comprei na Samarkanda, foi muito mais fácil de controlar e o efeito ficou no que eu desejava:


Nas áreas de transição entre as luzes e sombras apliquei uma veladura com purpura com uma pontinha de preto, muito, mas muito, diluído:

Um teste da capa e as áres que receberão mais ou menos iluminação.


Para as luze utilizei bolt gun metal da citadel, e para os pontos de luz(que são apenas um toque nas partes superiores e de máxiam iluminação) silver da maimeri(acrílica-poly color).

As tintas utilizadas nos metais, acabei esquecendo de fotografar as das luzes:

Para as placas de metal dourado, utilizei apenas uma veladura do ink marron da Andrea, ficou com um aspécto de dourado envelhecido que me surpreendeu e agradou bastante:



Como dá para ver, já iniciei a pintura da túnica, ou da "saia" como disse um amigo mais debochado.

Ao longo da semana coloco o trabalho na túnica.

Qualquer dúvida, crítica, sugestão, etc, pode ser feito através dos comentários ou do email(fabricio.fay@gmail.com).


Abraços





2 comentários: